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Especial Novo Ensino Médio: Assunto desde a apresentação da proposta inicial em 2016. De lá pra cá, debates, polêmicas e pendências mais confundiram do que esclareceram a reforma do modelo para a comunidade escolar.
Neste momento, é crucial que professores e gestores tenham clareza sobre as mudanças e intenções do Novo Ensino Médio, entendam prazos e o papel de cada participante do ecossistema.
Veja 5 perguntas e respostas para ajudar você entender como vai funcionar o Novo Ensino Médio de 2022.
1 - O que é o novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as escolas seguiram um modelo que não se atualizou e deixou de ser atrativo e significativo para os jovens. O Novo Ensino Médio conecta-se ao comportamento da geração Z e contempla duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos (parte flexível).
2 - O que é Formação Geral Básica?
É a parte do novo Ensino Médio comum a todos os jovens de escolas públicas e privadas. São aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.
3 - O que são Itinerários Formativos?
São caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos jovens. Os itinerários podem ser de três tipos: por área, integrado (com a reunião de duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional.
Todos os itinerários formativos devem estar organizados a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Cada escola ou sistema de ensino formatará os Itinerários Formativos do seu jeito. Os alunos poderão escolher mais de um, de acordo com seus interesses e com o que a instituição disponibiliza. Escolas podem considerar atividades extracurriculares que já desenvolvem (aula de teatro e oficina de robótica, por exemplo) como unidades curriculares de seus itinerários formativos.
4 - Como fica o Projeto de Vida no novo Ensino Médio?
Parte da BNCC desde o Ensino Fundamental, o Projeto de Vida é obrigatório no Ensino Médio. O MEC orienta que as escolas reservem uma carga horária específica para o Projeto de Vida já no primeiro ano do Ensino Médio para incentivar o protagonismo no aluno a partir do autoconhecimento, do estabelecimento de estratégias para atingir seus objetivos, do conhecimento da área de atuação e outros temas relevantes para a escolha da profissão.
5- Qual a diferença entre componente curricular x unidade curricular?
Componente curricular refere-se às disciplinas (Português, Matemática, Física, Biologia, etc) e estará presente na Formação Geral Básica. Unidade curricular é a base do Itinerário Formativo e diz respeito a uma atividade com carga horária pré-definida, que a escola cria de acordo com seu contexto e infraestrutura. Por exemplo: clube de leitura, oficina de audiovisual ou laboratório.
Fonte: Sistema Positivo de Ensino (www.sistemapositivo.com.br).
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