top of page

Especial Novo Ensino Médio: 5 perguntas e respostas para entender.

Writer's picture: Colegio Drummond Colegio Drummond


Especial Novo Ensino Médio: Assunto desde a apresentação da proposta inicial em 2016. De lá pra cá, debates, polêmicas e pendências mais confundiram do que esclareceram a reforma do modelo para a comunidade escolar.


Neste momento, é crucial que professores e gestores tenham clareza sobre as mudanças e intenções do Novo Ensino Médio, entendam prazos e o papel de cada participante do ecossistema.


Veja 5 perguntas e respostas para ajudar você entender como vai funcionar o Novo Ensino Médio de 2022.

1 - O que é o novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as escolas seguiram um modelo que não se atualizou e deixou de ser atrativo e significativo para os jovens. O Novo Ensino Médio conecta-se ao comportamento da geração Z e contempla duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos (parte flexível).


2 - O que é Formação Geral Básica?

É a parte do novo Ensino Médio comum a todos os jovens de escolas públicas e privadas. São aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.


3 - O que são Itinerários Formativos?

São caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos jovens. Os itinerários podem ser de três tipos: por área, integrado (com a reunião de duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional.

Todos os itinerários formativos devem estar organizados a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Cada escola ou sistema de ensino formatará os Itinerários Formativos do seu jeito. Os alunos poderão escolher mais de um, de acordo com seus interesses e com o que a instituição disponibiliza. Escolas podem considerar atividades extracurriculares que já desenvolvem (aula de teatro e oficina de robótica, por exemplo) como unidades curriculares de seus itinerários formativos.


4 - Como fica o Projeto de Vida no novo Ensino Médio?

Parte da BNCC desde o Ensino Fundamental, o Projeto de Vida é obrigatório no Ensino Médio. O MEC orienta que as escolas reservem uma carga horária específica para o Projeto de Vida já no primeiro ano do Ensino Médio para incentivar o protagonismo no aluno a partir do autoconhecimento, do estabelecimento de estratégias para atingir seus objetivos, do conhecimento da área de atuação e outros temas relevantes para a escolha da profissão.


5- Qual a diferença entre componente curricular x unidade curricular?

Componente curricular refere-se às disciplinas (Português, Matemática, Física, Biologia, etc) e estará presente na Formação Geral Básica. Unidade curricular é a base do Itinerário Formativo e diz respeito a uma atividade com carga horária pré-definida, que a escola cria de acordo com seu contexto e infraestrutura. Por exemplo: clube de leitura, oficina de audiovisual ou laboratório.



Fonte: Sistema Positivo de Ensino (www.sistemapositivo.com.br).

Lei nº 13.415/2017.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos.
Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Guia de Implementação do Novo Ensino Médio.

Recent Posts

See All

Comentários


Conheçam nossas redes:

  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Whatsapp

Contatos:

@colegiodrummondba
(71) 99181-1923

Horários:

Das 7h até 17h
De segunda a sexta

Parceiros:

BTL-Selo-Positivo.png
SITEMA-POSITIVO_edited.png

Rua das acerolas, nº 2, Camaçari- Ba.

Colégio Drummond 2023 Todos os direitos reservados.

bottom of page